Homem é preso suspeito de homicídio e mais de 3,800 kg de drogas são apreendidas, no Pará

As fiscalizações foram feitas em duas embarcações que trafegavam pelo Rio Amazonas, vindas de Manaus com destino a cidade de Santarém, no Pará.

Imagem de perfil de Agência Pará

Agência Pará

[email protected]

Publicado em 19 de maio de 2025 às 12:22

Agentes da Base Candiru prenderam um homem suspeito de homicídio e apreenderam 3,800 kg de entorpecentes na malha fluvial de Óbidos, no Pará.
Agentes da Base Candiru prenderam um homem suspeito de homicídio e apreenderam 3,800 kg de entorpecentes na malha fluvial de Óbidos, no Pará. Crédito: Divulgação

Mais uma ação integrada realizada pelos agentes da Base Candiru, que atuam na malha fluvial de Óbidos, resultou na apreensão de 3,800 kg de entorpecentes, e ainda, na prisão de um homem acusado do crime de homicídio. As fiscalizações foram feitas, na tarde do domingo (18), em duas embarcações que trafegavam pelo Rio Amazonas, vindas de Manaus com destino a cidade de Santarém, no Pará.

As ações de fiscalização coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu), vêm garantindo a segurança fluvial na região do Baixo Amazonas com boa produtividade, aponta o titular da Segup, secretário Ualame Machado.

“Estamos conseguindo realizar as fiscalizações periodicamente, o que vem resultando em uma produtividade muito positiva na região do Baixo Amazonas, onde as equipes integradas de segurança vêm conseguindo interceptar a ação do tráfico, bem como, realizamos fiscalização e rondas, onde podemos identificar foragidos da Justiça. Em uma das embarcações, por exemplo, os agentes identificaram um foragido, com mandado de prisão em aberto por um crime de homicídio. Isso nos mostra que a estratégia adotada para a nossa malha fluvial é assertiva para combater a criminalidade em nossas vias fluviais”, disse o secretário.

Fiscalização

Durante fiscalização na embarcação “Ocean Prince” de origem de Manaus com destino a Santarém, agentes das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Receita Federal e Gflu, identificaram no setor de encomendas do navio uma caixa contendo 5 volumes com 3 tabletes de entorpecente do tipo Oxi, pesado aproximadamente 3,290 kg, e ainda, 500g de maconha e 100 kg de cocaína, totalizando 3,890 kg de drogas. O responsável pela embarcação foi levado para a Unidade de Polícia Civil da Base Candiru para prestar esclarecimentos. A droga foi apreendida e levada para os procedimentos cabíveis.

Ainda, durante o domingo, os agentes fiscalizaram mais uma embarcação denominada Ana Karoline VII, que tinha origem na cidade de Manaus com destino a Belém. Durante a verificação dos documentos dos passageiros, as equipes identificaram um homem que apresentava Identidade falsa. Foi realizada uma consulta no sistema de buscas de foragidos, onde foi localizado um mandado de prisão em aberto, expedido pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Belém pelo crime de homicídio. O homem foi apresentado à unidade policial para os procedimentos cabíveis e está a disposição da Justiça.