Homem que matou ex-esposa a golpes de faca é condenado a 52 anos de prisão no Pará

A vítima, de 27 anos, foi morta na frente dos dois filhos do casal e, segundo o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), isso gerou o aumento da pena.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 30 de julho de 2025 às 10:14

José Freitas de Sousa foi condenado a 52 anos e 6 meses de prisão em regime fechado, por assassinar brutalmente a sua ex-esposa.
José Freitas de Sousa foi condenado a 52 anos e 6 meses de prisão em regime fechado, por assassinar brutalmente a sua ex-esposa. Crédito: Blog do Pião

José Freitas de Sousa foi condenado pelo Tribunal do Júri de Belterra, no oeste paraense, a 52 anos e 6 meses de prisão em regime fechado, sem direito a recorrer em liberdade, por assassinar brutalmente, com golpes de faca, a sua ex-esposa, em 2022, e por tentar matar o ex-sogro, identificado como Francisco da Conceição, em 2024. O julgamento foi realizado na sexta-feira (26), no Fórum da cidade.

A vítima, de 27 anos, foi morta na frente dos dois filhos do casal e, segundo o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), isso gerou o aumento da pena. José está preso desde o dia do crime.

O MPPA informou que José foi condenado por homicídio triplamente qualificado, feminicídio e aborto provocado sem o consentimento da gestante. O julgamento foi presidido pelo juiz Gabriel Veloso de Araújo, com atuação do promotor de justiça Antonio Boreas e defesa conduzida pelo defensor público Samuel Ribeiro.

Ainda segundo o MPPA, a vítima já havia registrado boletins de ocorrência contra o agressor, demonstrando um histórico de violência doméstica. O caso foi julgado como feminicídio, por ser motivado por condição de gênero e ocorrer no contexto de violência doméstica.