Hospitais da rede pública estadual estão preparados para atender romeiros no Círio 2024

Em função das procissões e programações relacionadas às Festividades de Nazaré, os hospitais da Região Metropolitana de Belém atuarão como unidades de retaguarda, prestando assistência em casos de urgência e emergência durante a quadra nazarena.

Publicado em 11 de outubro de 2024 às 08:38

Hospitais da rede pública estão preparados para atender romeiros no Círio 2024.
Hospitais da rede pública estão preparados para atender romeiros no Círio 2024. Crédito: Agência Pará/Amanda Monteiro/Agência Pará

Em função das procissões e programações relacionadas às Festividades de Nazaré, os hospitais da Região Metropolitana de Belém atuarão como unidades de retaguarda, prestando assistência em casos de urgência e emergência durante a quadra nazarena. Profissionais do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), na Avenida Augusto Montenegro, na capital; Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), na BR-316, em Ananindeua; Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS) e Hospital Regional Jean Bitar (HRJB), ambos em Belém, passaram por preparação específica para garantir o atendimento quando necessário.

Na manhã da última terça-feira, 8, houve treinamento e reunião entre membros das diretorias geral, técnica e assistencial, e gestores de setores envolvidos na assistência a pacientes do PSRM, quando foram ajustados pontos importantes sobre a operacionalização do plano de atendimento aos pacientes no Círio de Nazaré. A romaria rodoviária, que este ano será no sábado, 12, passará pela Avenida Augusto Montenegro.

Segundo o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros, a unidade da rede estadual está preparada, caso seja necessário, para atender às urgências e emergências em regime de plantão 24 horas. O planejamento foi elaborado para garantir assistência à saúde de forma rápida e eficiente, absorvendo um possível aumento da procura por serviços médicos neste período do Círio, sem que haja comprometimento da qualidade e agilidade do atendimento ofertado no Hospital.

Planejamento - “Nossos profissionais que atuam no Pronto Atendimento Adulto e no Pronto Atendimento Pediátrico, além dos que são lotados nas Unidades de Internação e de Terapia Intensiva (UTI) - Adulta e Pediátrica, Centro Cirúrgico e Núcleo Interno de Regulação (NIR), responsável pela gestão dos leitos - estão devidamente orientados e capacitados para atender à demanda nesta época do ano. No treinamento de terça, todos os ajustes e definições de estratégias, tendo em vista um possível aumento do fluxo de pacientes provenientes do Círio de Nazaré, foram alinhadas. A assistência será ofertada da melhor forma possível, com base no Plano de Atendimento aos Pacientes do Círio de Nazaré, que elaboramos especialmente para este período tão especial do ano”, destaca o gestor.

O Plano de Atendimento prevê, entre outras iniciativas, aumento do número de profissionais para garantir o atendimento, além de suprimentos extras (medicamentos, equipamentos e materiais). Com relação à triagem dos pacientes, conhecida como classificação de risco, será reforçada para ser ainda mais eficaz, permitindo priorizar casos críticos e otimizar o fluxo de pacientes.

Os hospitais Jean Bitar, Metropolitano e Abelardo Santos funcionarão como retaguarda para os atendimentos de urgência e emergência realizados no Pronto Socorro estadual, via encaminhamentos, caso necessário.

Acolhimento - Anualmente, o HMUE realiza a acolhida aos romeiros que passam pela BR-316. Neste ano, o atendimento será na sexta-feira, 11, em frente à unidade, na BR-316, a partir das 5h. A equipe de profissionais da unidade, que inclui fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e fonoaudiólogos, fará a acolhida e o atendimento aos romeiros.

A equipe oferecerá massagem, aferição de pressão arterial, curativos, entrega de lanche nutricional e atendimento às necessidades dos romeiros, para amenizar dores físicas e mentais provocadas pela longa caminhada, por meio também da assistência psicológica.

Com informações do Portal Agência Pará