Hospital Beneficente Portuguesa recebe R$ 35 milhões do Ministério da Saúde para ampliar atendimentos do SUS

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou o hospital, acompanhou o mutirão e anunciou investimentos para unidade filantrópica.

Imagem de perfil de Talytha Reis

Talytha Reis

Repórter / [email protected]

Publicado em 30 de julho de 2025 às 12:27

Crédito
Crédito Crédito: Gabriella Monteiro - Roma News 

O Hospital Beneficente Portuguesa do Pará (BP) realizou, nesta quarta-feira (30), o seu 2º Mutirão de Cirurgias Eletivas em parceria com o programa federal Agora Tem Especialistas. A ação contou com a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na ocasião, ele anunciou um investimento de R$ 35 milhões para modernização da unidade, compra de novos equipamentos e ampliação da capacidade de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a agenda, Padilha visitou as instalações do hospital e acompanhou os atendimentos promovidos pelo mutirão. "Estou muito impressionado. Tudo o que me contaram é menos do que vi com meus próprios olhos. A estrutura, o equipamento, o atendimento… A Beneficente Portuguesa está de portas abertas definitivamente para os pacientes da saúde pública no Pará", declarou o ministro.

A parceria entre a BP, o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) e a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) busca reduzir o tempo de espera por procedimentos eletivos, como cirurgias e exames especializados. Somente neste segundo mutirão, são realizadas cerca de 100 cirurgias nas especialidades de cirurgia cardíaca, ginecologia, urologia, angiologia, oftalmologia, cirurgia geral e hemodinâmica, além de exames como tomografia e ressonância magnética.

No primeiro mutirão, realizado em 2 de julho, o hospital contabilizou 72 procedimentos em um único dia. Agora, com equipes ampliadas e maior estrutura, a expectativa é superar esse número.

O presidente da instituição, Alírio Gonçalves, agradeceu a visita do ministro e reforçou o compromisso da BP com o SUS. "É com honra que recebemos o ministro Alexandre Padilha nesta casa centenária, que há mais de 100 anos presta serviços à saúde dos paraenses. Já realizamos 78 cirurgias no primeiro mutirão e temos mais de 100 procedimentos agendados neste. Estamos prontos para ampliar ainda mais esse trabalho", afirmou.

Durante a cerimônia, o presidente da BP apresentou ao ministro, um pleito estratégico: o apoio para aquisição de um acelerador nuclear, equipamento essencial para habilitação do hospital como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). "Com esse investimento, estaremos aptos a oferecer tratamento oncológico de ponta aqui mesmo, em Belém, reduzindo deslocamentos desnecessários para outras capitais e promovendo dignidade aos pacientes com câncer", reforçou Alírio.

Padilha sinalizou que a parceria com a Beneficente Portuguesa será fortalecida. "Estamos preparando Belém para a COP 30, mas mais do que isso, queremos deixar um legado permanente na saúde da cidade. Um dos nossos principais compromissos é garantir que todo paciente com suspeita de câncer tenha diagnóstico em até 30 dias", garantiu.