Ibama libera licença ambiental para remover Pedral do Lourenço, anuncia governador Helder Barbalho

O Pedral do Lourenço é uma formação rochosa localizada entre Marabá (PA) e Tucuruí (PA), que impacta a navegabilidade da bacia Tocantins-Araguaia.

Publicado em 26 de maio de 2025 às 17:10

(O Pedral do Lourenço é uma formação rochosa localizada entre Marabá (PA) e Tucuruí (PA), que impacta a navegabilidade da bacia Tocantins-Araguaia.)
(O Pedral do Lourenço é uma formação rochosa localizada entre Marabá (PA) e Tucuruí (PA), que impacta a navegabilidade da bacia Tocantins-Araguaia.) Crédito: Divulgação/ Site GOV

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou a licença ambiental para iniciar as obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, em Itupiranga (PA) na hidrovia do rio Tocantins. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (26) pelo Governador Helder Barbalho, nas redes sociais.

O derrocamento possibilita a retirada de rochas do fundo de um rio com a finalidade de tornar a navegação possível. O Pedral do Lourenço é uma formação rochosa localizada entre Marabá (PA) e Tucuruí (PA), que impacta a navegabilidade da bacia Tocantins-Araguaia.

Segundo o governador, a licença estava sendo aguardada há cerca de 8 anos. “Quem é do Pará sabe, quem é do Norte sabe, o quanto esta obra é importante. Isto posiciona para que nós possamos garantir a navegabilidade do Rio Tocantins o ano todo, e fazer com que de Marabá até Barcarena nós possamos fazer o rio navegável, com logística fluvial impulsionando nossa economia”, pontuou Barbalho.