IBGE: Pesquisa revela que Belém é destaque no turismo gastronômico

Há quase 10 anos, desde 2015, Belém tem o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Publicado em 27 de setembro de 2024 às 09:38

Mesa com comidas típicas do Pará: pato no tucupi, maniçoba, vatapá e arroz com jambu 
Mesa com comidas típicas do Pará: pato no tucupi, maniçoba, vatapá e arroz com jambu  Crédito: Agência Pará

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa neste mês que revela que das 21,1 milhões de viagens nacionais e internacionais em 2023, 21,5% dos brasileiros tiveram como foco a cultura e a gastronomia. Embora os turistas busquem  sol e praia para um passeio, a pesquisa mostrou que esse tipo de viagem caiu 9,4%, enquanto o interesse por gastronomia aumentou 6,6% entre 2020 e 2023.

Diante deste resultado, a capital paraense, Belém, como referência mundial, é destaque pelo turismo gastronômico. Há quase 10 anos, Belém tem o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O Brasil tem quatro cidades de gastronomia criativa. Além de Belém, Florianópolis, Parati e Belo Horizonte estão no meio. 

Atualmente, muitos eventos, inclusive internacionais, fazem questão de apresentar a culinária do Pará, famosa por seus sabores ímpares. A consolidação das estratégias de marketing do Pará na Europa ocorre devido o perfil de consumo do europeu, que é predominantemente voltado aos segmentos de Cultura, Gastronomia, Sol e Praia, Ecoturismo e Aventura.