Idoso é condenado a mais de 129 anos por abusar de crianças em comunidade indígena no Pará

Crimes foram descobertos após denúncia de uma das vítimas; suspeito usava doces para atrair menores

Publicado em 20 de março de 2026 às 00:06

(Idoso abusou de nove crianças entre 4 e 13 anos)
(Idoso abusou de nove crianças entre 4 e 13 anos) Crédito: Freepick

Um idoso foi condenado a mais de 129 anos de prisão por estuprar nove crianças em uma comunidade indígena no rio Arapiuns, na região oeste do Pará, com desdobramentos processuais em Santarém. A sentença foi proferida pela Justiça paraense após investigação da Polícia Civil, que revelou uma prática recorrente de abusos sexuais contra vulneráveis.

De acordo com a delegada Milla Moura, titular do Núcleo de Apoio às Investigações (NAI) em Santarém, o condenado utilizava doces como isca para atrair as vítimas — meninas e meninos com idades entre 4 e 13 anos — que passavam em frente à sua residência na comunidade indígena. “Era uma prática recorrente. Ele utilizava esses meios para atrair as crianças, o que acabou sendo identificado ao longo da investigação”, explicou a delegada.

O homem conseguia manter uma imagem positiva na comunidade: convivia bem com todos e não levantava suspeitas iniciais. “Era alguém que convivia bem com todos. Inclusive, comerciantes achavam estranho o volume de doces que ele comprava, mas não imaginavam o que estava por trás disso”, relatou Milla Moura.

Os crimes só vieram à tona graças à coragem de uma das vítimas, a mais velha, que decidiu denunciar os abusos sofridos de forma repetida. A partir desse relato, as demais crianças se sentiram seguras para falar e relatar os fatos. Com os depoimentos colhidos, a equipe policial aprofundou as investigações, resultando na expedição de mandado de prisão cumprido em Santarém.

Após o julgamento, o idoso recebeu pena superior a 129 anos de reclusão em regime fechado, em decorrência dos múltiplos estupros de vulnerável (artigo 217-A do Código Penal), caracterizados como crimes hediondos e continuados. A alta soma de anos reflete a gravidade e a quantidade de vítimas e atos criminosos comprovados.

Com informações do G1 Santarém