Ilha do Combu passa a ter sinal de internet e telefonia móvel

Plano de ação para levar tecnologia às comunidades tradicionais levaram representantes do governo Estadual e Federal

Publicado em 4 de outubro de 2025 às 13:19

Ilha do Combu terá conectividade para frequentadores e moradores
Ilha do Combu terá conectividade para frequentadores e moradores Crédito: Augusto Miranda / Ag. Pará

Famosa por encantos e belezas naturais, a Ilha do Combu passa a ter agora tecnologia para telefonia móvel e internet, com sinal estável. A unidade famosa por ter bioeconomia e grande aporte gastronômico está trabalhando para favorecer os povos tradicionais da região.

A medida também vai contemplar o Parque Estadual do Utinga e será um dos legados da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), evento que será realizado em Belém no mês de novembro.

O trabalho será realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), através do gerente regional do órgão, Carnot Luiz Braun Guimarães, que deu detalhes sobre o processo de instalação das antenas. A estratégia também foi alinhada junto ao presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (IDEFLOR-BIO), Nilson Pinto, além de representantes das operadoras de telefonia.

A ANATEL prevê a colocação de 20 antenas de telefonia móvel na grande Belém, com direito a pontos estratégicos como o Porto Futuro , estádio Mangueirão e o Mercado do Ver-o-Peso.

Tanto a ilha do Combu quanto o Parque do Utinga tiveram um aumento no número de frequentadores, entre os anos de 2023 e 2024.