Imagem peregrina terá escolta da Guarda Municipal equipada com capacetes em homenagem ao Círio

São 16 capacetes com design exclusivo que vão equipar os motopatrulheiros do Grupamento Ronda da Capital – Rondac, que há 17 anos atuam na escolta da imagem da santa padroeira da Amazônia.

Publicado em 13 de setembro de 2024 às 12:56

Motopatrulheiros da Guarda Municipal de Belém vão atuar equipados com capacetes exclusivos em homenagem ao Círio, doados pela Diretoria da Festa. 
Motopatrulheiros da Guarda Municipal de Belém vão atuar equipados com capacetes exclusivos em homenagem ao Círio, doados pela Diretoria da Festa.  Crédito: Agência Belém

Motopatrulheiros da Guarda Municipal de Belém, que tradicionalmente fazem a escolta da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, este ano vão atuar equipados com capacetes exclusivos em homenagem ao Círio, doados pela Diretoria da Festa. Os capacetes foram entregues na noite da última quinta-feira,12, no Centro Social de Nazaré, durante o lançamento dos produtos oficiais da festa de Nazaré 2024.

São 16 capacetes com design exclusivo que vão equipar os motopatrulheiros do Grupamento Ronda da Capital – Rondac, que há 17 anos atuam na escolta da imagem da santa padroeira da Amazônia. Roberto Souza, diretor de Marketing da festa, destacou o trabalho desempenhado pela Guarda Municipal durante a peregrinação.

"Hoje entregamos esses capacetes como forma de agradecimento aos guardas municipais do Rondac, que desempenham um papel imprescindível de segurança durante as centenas de visitas que a imagem peregrina faz”, disse Souza.

Tradição e pioneirismo

A GM Mônica Quintal é a primeira e única mulher a integrar o serviço da escolta da padroeira da Amazônia. Devota de Nossa Senhora, a servidora conta que participar da escolta está sendo uma oportunidade única. “Este é o meu primeiro ano na escolta e como devota me sinto privilegiada em poder proteger a santinha. A cada visita uma emoção diferente”.

Desde 2007 a GMB designa um grupo de 16 guardas municipais para atuar na escolta das visitas peregrinas de Nossa Senhora de Nazaré. Eles trabalham em regime de escala de 12 por 12 horas, e são distribuídos em grupos de oito para atuar no patrulhamento das visitas diárias. São aproximadamente de 6 a 10 visitas por dia. Às vezes o serviço começa às 6h e termina às 22h, e apesar do cansaço é sempre gratificante para quem participa.

“Há 10 anos cumprindo essa missão e sempre me emociono. Sou espírita e tenho fé. Quando estou na escolta sempre me aproximo da imagem de Nossa Senhora, toco no manto, me emociono e peço proteção para mim, meus colegas de trabalho e para minha família”, declara o guarda Antônio Silva.

Inspetor e coordenador do Rondac, Eldney Ferreira há três meses recebeu uma graça de Nossa Senhora. “Meu neto nasceu, teve problemas de saúde e ficou na UTI. Já sem esperança, recebi uma mensagem do comando da GMB pedindo para eu participar da reunião da escolta da peregrina. Eu acredito em Deus, mas não era devoto de Nossa Senhora. Quando vi a mensagem, me emocionei e fiz um pedido que foi alcançado.Meu neto está bem e com saúde”, relata emocionado.

Eldney Ferreira explica que a função dos guardas municipais é de proteger a imagem e garantir que o trânsito esteja liberado durante a passagem da santa. “ É uma mistura de responsabilidade e emoção. Muitas vezes paramos o trânsito e as pessoas começam a reclamar, mas quando eles percebem que se trata da imagem peregrina se emocionam, fazem oração e pedem desculpas”, diz o inspetor, acrescentando que a qualificação profissional de cada guarda que faz parte do Grupamento, faz com que tudo dê certo.

Em outubro os guardas municipais que atuam na escolta da imagem peregrina iniciam o trabalho de escolta mais intenso no dia 11, sexta-feira, com o traslado da imagem até Marituba. No sábado, 12, a escolta acompanha a peregrinação até Icoaraci, de onde sai a romaria fluvial e na chegada a Belém, a motorromaria. O trabalho da escolta especializada continua no domingo,13, durante a grande procissão do Círio de Nazaré.

Com informações do Portal Agência Belém