Influenciador paulista faz comparação entre maniçoba do Pará e da Bahia; assista

Ele comentou sabor, textura e preparo do prato nos dois estados.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 7 de novembro de 2025 às 10:37

A tradicional maniçoba.
A tradicional maniçoba. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O influenciador paulista Pedro Freitas esteve recentemente em Belém e agora está na Bahia. Ele publicou um vídeo nas redes sociais, fazendo uma comparação entre a tradicional maniçoba produzida nos dois estados comentando sabor, textura e preparo.

Na versão tradicional do Pará, a maniçoba é preparada a partir da maniva (folha de mandioca-brava) que passa por cozimento prolongado para eliminar substâncias tóxicas como o ácido cianídrico. Depois, junta-se às carnes defumadas, salgadas, embutidos, e serve-se com arroz branco, farinha d’água e pimenta. A preparação longa e meticulosa confere à versão paraense um sabor intenso, textura densa e profundo vínculo com as celebrações regionais, como o Círio de Nazaré.

Já no Recôncavo da Bahia, a maniçoba está presente como prato de festa e tradição local, embora com diferenças de preparo frente à versão amazônica. Na Bahia, a comida leva folhas de mandioca bem lavadas e fervidas por cerca de 15 minutos, depois adicionam-se as carnes e cozinham por mais duas horas e meia, enquanto no Pará o tempo é muito maior.