Interdição parcial na Doca altera trânsito em Belém na noite desta sexta-feira (13)

Obras da Nova Doca seguem em ritmo avançado e já transformam parte da avenida

Publicado em 13 de junho de 2025 às 15:28

Obras da Nova Doca seguem em ritmo avançado e já transformam parte da avenida
Interdição parcial na Doca altera trânsito em Belém na noite desta sexta-feira (13) Crédito: Vinicius Pinto / Ag. Pará

Motoristas e pedestres que circulam pela Avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Reduto, em Belém, vão precisar redobrar a atenção nesta sexta-feira (13). A via, conhecida como Doca, passará por interdição parcial entre 19h e 5h da manhã do sábado (14), para a continuidade das obras de pavimentação asfáltica da Nova Doca — uma das principais intervenções urbanas em andamento na cidade.

O bloqueio vai atingir apenas uma faixa de tráfego, mas em dois trechos importantes:

  • Entre as avenidas Pedro Álvares Cabral e Marechal Hermes;

  • E entre a Avenida Senador Lemos e a Rua Jerônimo Pimentel.

Durante esse período, a recomendação da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) é que motoristas busquem rotas alternativas para evitar congestionamentos e atrasos.

Uma nova Doca a caminho

A obra da Nova Doca está com 82% dos serviços concluídos e já começa a dar sinais visíveis da transformação. Os tapumes das primeiras quatro quadras do futuro Parque Linear foram retirados, revelando novas áreas verdes, asfalto renovado e trechos em fase de acabamento e paisagismo.

A intervenção faz parte dos preparativos da capital paraense para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), marcada para novembro. O projeto, tocado pelo Governo do Pará com apoio do Governo Federal e da Itaipu Binacional, promete requalificar completamente 1,2 quilômetro da avenida, com canal reestruturado, passarelas, áreas de lazer e novas comportas de controle da maré — uma medida importante para evitar alagamentos.

Para quem passa pela região diariamente, a obra é uma promessa de mais segurança, mobilidade e convivência urbana. Mas, por enquanto, é bom ter paciência: as mudanças no trânsito ainda devem acontecer com frequência até que tudo fique pronto.