Publicado em 27 de agosto de 2024 às 07:29
É tempo de florada dos Ipês em Belém. As folhas caídas pela cidade embelezam e chamam atenção de todos que passam por perto, e consequentemente, há muitos registros na web de Ipês de todas as cores, dentre elas, o rosa, sendo o mais visto pelas vias da cidade. Mas o que talvez você não saiba, é que a beleza da floração causa um certo estresse para a planta. Entenda a seguir:
Sobre o estresse dos Ipês:
O Portal Roma News conversou com o Agrônomo, José Victor, que explicou sobre a floração e plantação dos Ipês. De acordo com Victor, o Ipê está em um grupo chamado planta caducifólia, também chamada 'carinhosamente' de 'plantas caducas', as quais são plantas que em períodos de escassez de água, calor intenso ou muito frio, sofrem um grande estresse e se preparam para a reprodução.
“É nesse momento que os ipês soltam todas as folhas (pensa no quanto ela sofre) para gerar o máximo de flores e o máximo de sementes. Para nós é um espetáculo, mas para elas, pode ser estressante.”, explica o agrônomo.
Ainda de acordo com José Victor, uma pesquisa já considerou o momento da floração como uma experiência de “quase morte”, pois é nesta hora que todas as folhas se soltam para gerar o máximo de descendentes.
Sobre plantação dos Ipês em solo Belenense:
O solo de Belém é bom para plantar Ipê, já que não é uma planta com muitas exigências nutricionais. O agrônomo José Victor segue explicando que na maioria dos solos, os Ipês vão se desenvolver muito bem, tendo um crescimento rápido e sendo tolerante a luminosidade direta.
“É assim em Belém e em várias cidades do interior paraense. Agora, claro, não é porque ela não é tão exigente nutricionalmente que deixaremos de ter certos cuidados, como fornecer adubação e oferecer água para as plantas.”, enfatiza Victor.
“Quero plantar um Ipê. Como fazer?”
A plantação pode ser feita através das sementes. É normal na época de floração, as sementes caírem e o vento levar para longe, já que a semente é pequena e leve.
“Podemos pegar essas sementes e colocar em algum recipiente: pode ser uma saco/vaso com terra e um pouquinho de adubo, colocar a semente em cima e cobrir com terra peneirada/serragem ou algum substrato, e regar todo dia. Existem também viveiros de mudas que vendem na região metropolitana de Belém e no interior do Pará”, ensina e finaliza o agrônomo José Victor.
Confira registro de Ipês dos internautas belenenses: