IPVA com desconto segue até 20 de janeiro para veículos com placas finais 71 a 91

Proprietários podem economizar até 15% no pagamento antecipado; imposto pode ser quitado à vista ou parcelado

Publicado em 16 de janeiro de 2026 às 15:45

Proprietários podem economizar até 15% no pagamento antecipado; imposto pode ser quitado à vista ou parcelado
Proprietários podem economizar até 15% no pagamento antecipado; imposto pode ser quitado à vista ou parcelado Crédito: Divulgação

Até a próxima terça-feira, 20 de janeiro, proprietários de veículos com placas finais entre 71 e 91 podem garantir descontos no pagamento do IPVA 2026 no Pará. A redução pode chegar a 15%, de acordo com o histórico de multas do condutor, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

O maior desconto, de 15%, é destinado a quem está há pelo menos dois anos sem infrações de trânsito. Já quem não recebeu multas no último ano tem direito a 10% de abatimento. Nos demais casos, o desconto é de 5%. Os benefícios são válidos apenas para pagamento antecipado em parcela única.

Além da quitação à vista com desconto, o IPVA também pode ser pago de forma parcelada em até três vezes antes do vencimento, sem abatimento, ou de forma integral na data do licenciamento anual junto ao Detran. Após esse prazo, o imposto passa a sofrer acréscimo de juros e multa.

No caso de motocicletas e motonetas de até 200 cilindradas, novas ou usadas, cujo proprietário não possua outro veículo, é possível acumular os descontos do bom motorista com a isenção parcial prevista em lei. Motos sem multas nos últimos dois anos têm isenção total do IPVA. Com uma multa no período, a redução é de 50%, e nos demais casos, de 30%.

Segundo a Sefa, o valor do imposto e a emissão do Documento Estadual de Arrecadação (DAE) podem ser feitos pelo site oficial do órgão. O pagamento pode ser realizado via PIX ou por código de barras, na rede bancária autorizada e em casas lotéricas.

A alíquota do IPVA no Pará é de 2,5% para automóveis, caminhonetes e veículos aquaviários recreativos. Para ônibus, caminhões, motocicletas e similares, a taxa é de 1%. Veículos com mais de 15 anos de fabricação são isentos. Embarcações e aeronaves têm prazo de pagamento até 30 de junho.

Mais informações estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda ou pelo telefone 0800 725 5533, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.