Jovem de Oriximiná (PA) é aprovado duas vezes nas instituições militares mais concorridas do Brasil

A dupla aprovação é considerada uma verdadeira façanha acadêmica

Publicado em 13 de dezembro de 2025 às 12:17

Yuri de apenas 19 anos, foi aprovado nos concursos do IME e do ITA, referências na formação de engenheiros.
Yuri de apenas 19 anos, foi aprovado nos concursos do IME e do ITA, referências na formação de engenheiros. Crédito: Arquivo pessoal. 

Um jovem do município de Oriximiná, no Oeste do Pará, foi aprovado duas vezes nas Instituições Militares mais disputadas do Brasil.

Yuri Magalhães Canto, de apenas 19 anos, foi aprovado nos concursos do Instituto Militar de Engenharia (IME) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), referências nacionais e internacionais na formação de engenheiros.

A dupla aprovação é considerada uma verdadeira façanha acadêmica. Os concursos do IME e do ITA estão entre os mais rigorosos do país, exigindo altíssimo nível de conhecimento, disciplina extrema e preparação de longo prazo, realidade enfrentada por milhares de candidatos a cada edição, com vagas restritas e disputadíssimas.

A conquista do jovem paraense ultrapassa o âmbito individual e ganha dimensão regional, ao levar o município de Oriximiná e toda a região oeste do Pará, aos mais altos patamares acadêmicos do país.