Justiça manda apreender trator da Prefeitura de Irituia que era usado em empresa da família de ex-prefeito

Segundo as investigações da Polícia Civil e do Ministério Público, o trator, que é patrimônio público da Prefeitura de Irituia, estava desaparecido desde o ano passado.

Publicado em 2 de maio de 2025 às 18:07

Trator da prefeitura era usado em empresa privada segundo a investigação. 
Trator da prefeitura era usado em empresa privada segundo a investigação.  Crédito: Divulgação

A Justiça do município de Irituia, no nordeste do Pará, cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma empresa ligada ao ex-prefeito Marcos Tonheiro, nesta quinta-feira (1) para recuperar um trator pertencente à Prefeitura Municipal.

Segundo as investigações da Polícia Civil e do Ministério Público, o trator, que é patrimônio público da Prefeitura de Irituia, estava desaparecido desde o ano passado, quando Marcos Tonheiro deixou o cargo de prefeito.

Foram realizadas buscas pelo equipamento que acabou sendo localizado em uma fábrica de asfalto, na BR-253, no município de Capitão Poço. A fábrica em questão pertence à família do ex-prefeito.

Depoimentos colhidos pela PC confirmaram que o trator de bem público vinha sendo usado rotineiramente para serviços privados, em benefício da família do ex-gestor, situação que caracteriza, crime de peculato.

Por decisão da justiça o trator deve ser recolhido e imediatamente devolvido ao patrimônio da Prefeitura de Irituia.

A investigação continua em andamento e o ex-prefeito ainda não se manifestou sobre a acusação.