Lula vai lançar pacote bilionário para investir em aeroportos do Pará e mais três estados

Presidente anuncia nesta quarta-feira (11) pacote de R$ 4,64 bilhões para ampliação, modernização e manutenção de 11 aeroportos; Pará está na lista

Publicado em 11 de fevereiro de 2026 às 08:15

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva -
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva - Crédito: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prestes a lançar um pacote de investimentos bilionário para impulsionar a infraestrutura aeroportuária no Brasil. Nesta quarta-feira (11), o presidente anunciará um investimento de R$ 4,64 bilhões, que será destinado à ampliação, modernização e manutenção de 11 aeroportos nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais.

O foco do pacote está em melhorar a capacidade operacional dos aeroportos. Em Congonhas, por exemplo, a capacidade é de 29 milhões de passageiros anuais, mas, com as obras previstas, a expectativa é que essa capacidade suba para mais de 40 milhões de passageiros por ano, atendendo à crescente demanda da região.

No Pará, quatro aeroportos serão beneficiados: Santarém, Marabá, Carajás e Altamira. O objetivo é fortalecer a conectividade de áreas produtivas do interior do estado com os grandes centros urbanos, ampliando a capacidade de transporte e melhorando a infraestrutura das malhas aeroportuárias fora das capitais e regiões metropolitanas.

A cerimônia de lançamento está agendada para as 11h desta quarta-feira, no Palácio do Planalto, e contará com a presença de autoridades como o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus. O projeto será financiado pelo BNDES e será executado sob a gestão da concessionária espanhola Aena, responsável pelos terminais em questão.

Com informações do Metrópoles