Mais de 260 motoristas foram autuados em nova operação do Belém em Ordem

Força-tarefa coordenada pela Prefeitura de Belém autuou condutores que insistiam em ignorar as leis de trânsito e retirou de circulação 70 veículos (carros e motos) que estavam irregulares.

Imagem de perfil de Agência Belém

Agência Belém

[email protected]

Publicado em 25 de maio de 2025 às 09:49

(Durante a operação do município, 264 condutores foram autuados por desrespeitarem as leis de trânsito e 70 veículos foram recolhidos.)
(Durante a operação do município, 264 condutores foram autuados por desrespeitarem as leis de trânsito e 70 veículos foram recolhidos.) Crédito: ASCOM/SEGBEL

Uma única noite de operação no trânsito, coordenada pela Prefeitura de Belém durante as últimas horas de sexta, 23, e madrugada de sábado, 24, constata o cenário de irregularidades e ilegalidades que precisa ser combatido em Belém (PA): 482 veículos foram abordados; 70 veículos (carros e motos) irregulares foram retirados de circulação; e 264 condutores foram autuados por desrespeitarem as leis de trânsito.

"Nosso objetivo não é punir por punir, mas organizar a cidade. Só quem realmente estava cometendo alguma infração foi autuado. Quem estava dentro da legalidade seguiu seu caminho. A população quer ver uma Belém mais limpa, mais segura e com o trânsito funcionando melhor. É isso que estamos fazendo", destacou Luciano de Oliveira, titular da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel).

Condutores parados nas operações e que estavam com a documentação em dia foram liberados. Diferentemente de quem insistiu em ignorar as leis, sendo autuado e responsabilizado. A ação retirou de circulação das ruas carros e motos com escapamentos adulterados, abandonados ou mal estacionados, além dos que tinham placas encobertas.

Ação integrada fortalece operação

A operação da última noite mobilizou uma equipe de mais de 70 servidores, entre agentes de trânsito da Segbel, guardas municipais e policiais militares — estes qualificados para atuarem como agentes de trânsito —, além do apoio de 12 caminhões guincho.

As ações continuam e novas operações já estão programadas para as próximas semanas. "A quantidade de infrações constatadas revela o quanto é importante manter esse tipo de fiscalização. Nosso objetivo é garantir as ruas desobstruídas, um trânsito seguro e, principalmente, o respeito ao direito de ir e vir das pessoas", reafirma Erick Miranda, diretor de Trânsito da Segbel.

Desde o início do "Belém em Ordem", mais de 60 operações foram realizadas, cerca de 3 mil veículos irregulares foram removidos e 150 carcaças abandonadas foram retiradas das ruas. A Segbel reforça o canal de denúncias para contribuir no trabalho de fiscalização e ordenamento urbano dos agentes de trânsito: entre em contato com a Ouvidoria da Segbel, pelo número: (91) 98415-4587 (Ouvidoria Segbel).