Mais de 350 novos boxes são entregues no Ver-o-Peso

Intervenção já supera 90% de execução e integra preparação de Belém para sediar a COP 30.

Publicado em 29 de julho de 2025 às 16:19

Mais de 350 novos boxes são entregues no Ver-o-Peso
Mais de 350 novos boxes são entregues no Ver-o-Peso Crédito: Reprodução/Prefeitura de Belém

A manhã desta terça-feira (29), marcou mais um passo importante na transformação do Ver-o-Peso, um dos principais cartões-postais de Belém. A Prefeitura entregou 355 boxes completamente revitalizados nos setores de mercearia, frutas, hortifruti, camarão e farinha, beneficiando 219 permissionários que atuam diariamente no tradicional mercado à beira do Guajará.

A entrega faz parte da terceira etapa da ampla reforma do Complexo Ver-o-Peso, que já está com mais de 90% das obras concluídas. Com investimento de R$ 63 milhões, a intervenção é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Belém e o governo federal, por meio da Itaipu Binacional. O projeto é uma das obras prioritárias na preparação da capital paraense para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá de 10 a 21 de novembro de 2025.

Entre as melhorias, os novos boxes passaram a contar com estrutura de alvenaria, o que facilita a higienização, e receberam nova pavimentação, redes elétrica e hidráulica modernizadas, além de iluminação em LED. No setor de mercearia, um destaque foi a instalação de portas de rolar manuais, aumentando a segurança dos produtos e o conforto dos feirantes.

Essa é a terceira entrega realizada em 2024. Em junho, foram entregues a Feira do Açaí, a rua da Ladeira e a Pedra do Peixe. Já no dia 17 de julho, foi a vez dos setores de ervas e parte do hortifruti ganharem nova cara. A expectativa é de que, até setembro, sejam concluídas as últimas etapas da obra, incluindo a Feira da Farinha, os boxes restantes do hortifruti e o setor de industrializados, finalizando, assim, a requalificação do Ver-o-Peso.