Publicado em 17 de setembro de 2024 às 10:16
Em coletiva de imprensa, na sede do Comando do 4º Distrito Naval, em Belém-PA, a Marinha do Brasil divulgou, nesta terça-feira, 17, as regras de segurança para as embarcações que participarão do Círio Fluvial 2024, que será realizado no dia 12 de outubro, na Baía do Guajará, no percurso entre o trapiche de Icoaraci e a Escadinha do Cais do Porto de Belém.
Regras de segurança a bordo
- As embarcações com AB maior ou igual a 100 deverão possuir a bordo, durante o Círio Fluvial, uma equipe de saúde composta por, no mínimo, um enfermeiro e um técnico em enfermagem.
- As embarcações com AB maior ou igual a 100 deverão reservar cinco vagas para as equipes da Marinha do Brasil (MB) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
- Cada embarcação deverá portar uma lista com os nomes de todas as pessoas a bordo, quer sejam passageiros ou tripulantes.
- Caso ocorra queda de pessoa na água, a embarcação deverá sair da procissão pelo bordo mais safo, a fim de evitar o acidente de abalroamento, e permanecer nas proximidades do local da queda na água até a localização da vítima.
- É proibido o transporte de crianças menores de 7 (sete) anos em motos aquáticas e embarcações sem cabine habitável.
- As rampas de acesso de balsas deverão estar totalmente içadas e travadas. Será obrigatório o uso de colete salva-vidas em embarcações miúdas dos tipos moto aquática, rabeta, canoa e bote de casco de alumínio ou madeira.
- Caso seja constatado o transporte de passageiros acima da lotação permitida, o comandante da embarcação será responsabilizado criminalmente.