Marinha promove ações de enfrentamento e prevenção ao escalpelamento no Pará

As atividades incluem a instalação gratuita de coberturas em eixos de motores de embarcações, distribuição de coletes salva-vidas, toucas protetoras para os cabelos e cartilhas educativas.

Publicado em 15 de agosto de 2025 às 10:20

A iniciativa será conduzida pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR).
A iniciativa será conduzida pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR). Crédito: Agência Marinha

A Marinha do Brasil realizará, no dia 28 de agosto, uma série de ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento do escalpelamento no município de Igarapé-Miri, no nordeste paraense, em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento. As atividades incluem a instalação gratuita de coberturas em eixos de motores de embarcações, distribuição de coletes salva-vidas, toucas protetoras para os cabelos e cartilhas educativas.

A iniciativa será conduzida pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), com o apoio do Ministério Público do Estado do Pará, e tem como objetivo conscientizar a população ribeirinha e contribuir para a erradicação desse tipo de acidente na região.

As ações culminarão com a cerimônia de formatura de 60 alunos do curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés, promovido de 18 a 27 de agosto no município.