Ribeirinho deixa cauda de jacaré escapar e família quase fica sem almoço; assista

Menino quase deixa cair pedaço de jacaré no rio durante preparo da carne em comunidade ribeirinha de Santarém.

Publicado em 3 de março de 2025 às 18:05

Menino deixa cauda de jacaré escapar e família quase fica sem almoço; assista
Menino deixa cauda de jacaré escapar e família quase fica sem almoço; assista Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Uma cena inusitada chamou atenção nas redes sociais durante a retirada da pele da cauda de um jacaré. Um ribeirinho quase deixou o pedaço escapar e cair no rio após a cauda do animal se movimentar, mesmo não estando mais preso ao corpo do jacaré. A situação inusitada aconteceu há 5 anos, mas voltou a viralizar nas redes sociais.

Com a ajuda de outro garoto, conseguiu segurar antes que a carne caísse no rio. O pedaço da cauda do jacaré seria provavelmente o almoço da família, já que a mulher que gravava o vídeo demonstrou preocupação no momento do susto. “Ai, vai cair, pega!”, exclamou ela.

Assista:

A publicação original gerou vários comentários dos internautas, desde memes a receitas que podem ser feitas com a carne do jacaré. "Quieto, lanche", desse um. "Carne de jacaré feita com leite de coco é bom demais", disse outra. 

Consumo de carne de jacaré

O consumo da carne de jacaré no Brasil é legal, desde que a carne venha de criadouros autorizados pelo IBAMA e siga normas sanitárias da ANVISA e do SIF. A caça predatória é proibida e considerada crime ambiental. Criatórios licenciados garantem a sustentabilidade da prática, permitindo a comercialização no mercado interno e a exportação.

Mas é importante destacar que o consumo de carne de jacaré por famílias ribeirinhas ocorre dentro de um contexto de subsistência e tradição cultural. Diferente da comercialização irregular, que é proibida, as comunidades ribeirinhas vivem da pesca e da caça para complementar sua alimentação, prática que faz parte do modo de vida dessas populações há gerações.