Ministro Celso Sabino convida jovens do Brasil a conhecerem a Amazônia; assista

Campanha estrelada por Joelma reforça título concedido pela ONU Turismo, que reconheceu Belém como “Capital Mundial do Brega” em meio aos preparativos para a COP30.

Publicado em 3 de outubro de 2025 às 11:05

Ministro Celso Sabino convida jovens do Brasil a conhecerem a Amazônia; assista
Ministro Celso Sabino convida jovens do Brasil a conhecerem a Amazônia; assista Crédito: Gabriella Monteiro

Durante visita a obras de infraestrutura em Belém, nesta sexta-feira (3), o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância de aproximar a juventude brasileira da Amazônia e anunciou uma nova campanha nacional de incentivo ao turismo no Pará. A iniciativa integra os preparativos da cidade para receber a COP30, em 2025.

Segundo Sabino, a ação tem como foco jovens e adolescentes de todo o país, em especial das regiões Sul e Sudeste, estimulando o contato com a cultura, a gastronomia e as belezas naturais da Amazônia. “O Governo Federal, por meio do presidente Lula, lançou nesta semana uma grande campanha nacional destinada aos jovens de todo o país. Já começou a ser veiculada para que as pessoas venham conhecer a Amazônia, especialmente a cidade de Belém”, afirmou.

A campanha foi batizada de “Belém, capital mundial do Brega” e é estrelada pela cantora paraense Joelma, ícone nacional do gênero. Para Sabino, a escolha da artista simboliza a valorização da cultura local e do orgulho paraense em um momento de projeção internacional.

O título, inclusive, foi oficializado pela ONU Turismo, que reconheceu Belém (PA) como “Capital Mundial do Brega”. A chancela é inédita e destaca a relevância do movimento cultural paraense, ampliando a visibilidade internacional da cidade e do Brasil.

“Graças ao empenho do presidente e ao trabalho de toda nossa equipe, nunca antes os brasileiros quiseram tanto conhecer a culinária, a gastronomia e o Pará. Nunca antes o Brasil teve tantos olhos voltados para o Norte do país como agora”, declarou o ministro.

Além do anúncio, o ministro vistoriou intervenções urbanas que integram o pacote de obras de mobilidade e infraestrutura previstas para Belém sediar o maior evento climático do planeta.