‘Momento de preparação espiritual’; diz arcebispo de Belém sobre início das peregrinações para o Círio de Nazaré 2025

Missa do mandato é a cerimônia que marca o início das peregrinações nas casas dos devotos.

Publicado em 25 de agosto de 2025 às 22:45

Missa do mandato é a cerimônia que marca o início das peregrinações nas casas dos devotos.
Missa do mandato é a cerimônia que marca o início das peregrinações nas casas dos devotos. Crédito: Gabriella Monteiro/ Roma News 

Devotos de Nossa Senhora de Nazaré participaram nesta segunda-feira (25), na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, da missa do mandato, cerimônia que marca o início das peregrinações nas casas dos devotos.

A programação foi realizada com quatro missas: 7h, 9h, 12h e a de 18h que foi celebrada pelo arcebispo de Belém, dom Júlio Akamine, e contou com a presença de membros da Diretoria do Círio e do clero.

Ao longo do dia, os romeiros levaram imagens da padroeira dos paraenses para serem abençoadas antes de visitarem os lares da capital, região metropolitana e interior do estado.

Segundo o Dom Julio, que participa pela primeira vez do Círio de Nazaré, o momento é de intensa preparação espiritual para a festa religiosa, que tem como tema este ano, “Maria, mãe e rainha de toda criação”.

“O meu sentimento é de preparação, afinal de contas é a primeira vez que participo do Círio de Nazaré e por isso quero participar bem preparado. Muitos me falam que deste Círio, comentam sobre ele, mas outra coisa é a gente participar então eu penso que esta celebração de hoje para o inicio das peregrinações é uma forma da gente se preparar espiritualmente para que esse Círio de Nazaré seja de fato frutuoso, com abundância da graça de Deus ”, declarou o arcebispo.