Moradores denunciam que Escola Salesiana do Trabalho, em Belém, está abandonada

Moradores do bairro da Pedreira em Belém denunciam que o prédio onde funcionou a Escola Salesiana do Trabalho, adquirido pelo Tribunal de Justiça do Estado, está completamente abandonado. A escola, cujo ensino regular segue funcionando – embora não se saiba até quando -, é administrada pelo Estado e ainda não tem novo...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 14:45

Moradores do bairro da Pedreira em Belém denunciam que o prédio onde funcionou a Escola Salesiana do Trabalho, adquirido pelo Tribunal de Justiça do Estado, está completamente abandonado. A escola, cujo ensino regular segue funcionando – embora não se saiba até quando -, é administrada pelo Estado e ainda não tem novo espaço definido. A escola regular envolve o sexto ano do Ensino Médio. A parte da área técnica, agora de propriedade do Tribunal de Justiça do Pará, será derrubada e ganhará outra finalidade. Até mesmo já desmontaram as instalações onde funcionava a quadra coberta, antes destinada também a aulas de Educação Física. A informação foi divulgada pelo jornalista Olavo Dutra.

'O abandono do prédio, ainda que temporário, acarreta prejuízos que envolvem equipamentos como centrais de ar, pastas de arquivos, livros e material de expediente, que se encontram ao relento, na área onde funcionou o depósito da escola, correndo grande risco de se perder, em mais um claro desperdício do dinheiro público', cita Olavo Dutra.

A comunidade escolar tem pedido à diretoria de Ensino que solucione o problema, sem resultado. Segundo a comunidade, a direção da escola está impossibilitada de 'salvar' os equipamentos porque a chave de acesso aos equipamentos sumiu e ninguém toma providências. 'O problema não é chamar o ‘chaveiro’, mas saber para onde vão esses equipamentos', afirma mãe de aluno.