Moradores do bairro da Pedreira reclamam de som alto em evento, em Belém

Além do barulho, eles relatam que o horário permitido foi extrapolado, impedindo os moradores de dormirem.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 24 de maio de 2025 às 10:04

Momento que o evento acontece no bairro da Pedreira, em Belém.
Momento que o evento acontece no bairro da Pedreira, em Belém. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Moradores do bairro da Pedreira, em Belém, reclamam do som alto no festival “Os Sons Que Vêm do Pará”, realizado no Complexo Aldeia Cabana, localizado Avenida Pedro Miranda, nesta sexta-feira (23). Além do barulho, eles relatam que o horário permitido foi extrapolado, impedindo os moradores de dormirem.

O morador Itamar Santos, de 73 anos, é paciente em tratamento contra um câncer, segundo ele, esta noite foi de muito incômodo. "Eu moro algumas quadras distante do local do evento, e se pra mim foi uma noite mal dormida, o que me afeta no meu tratamento, eu imagino a angústia de quem ficou a noite toda com essa barulheira inteira dentro de casa", criticou.

Um evento com som alto pode ser considerado perturbação do sossego, que é uma contravenção penal. A Lei das Contravenções Penais (Decreto-Lei nº 3.688/41) prevê punição para quem perturba o trabalho ou o sossego alheio com gritaria, algazarra, uso abusivo de instrumentos sonoros ou barulho de animais.

O festival acontece nesta sexta e sábado (23 e 24), com shows de artistas regionais, concurso de dança, rodas de conversa e gravação de audiovisual.

O Roma News entrou em contato com a direção do evento pedindo um posicionamento e aguarda retorno.