Mosqueiro celebra 130 anos neste fim de semana com vasta programação

Subprefeito de Mosqueiro, Renato Brandão, anuncia a realização de serviços, frota com mais ônibus e lancha Geladão no transporte fluvial para a ilha, entre outros benefícios. (Clique para a nota completa)

Publicado em 5 de julho de 2025 às 12:51

Renato Brandão, subprefeito do Distrito de Mosqueiro
Renato Brandão, subprefeito do Distrito de Mosqueiro Crédito: Roma News

O Distrito de Mosqueiro, localizado a 70 km de Belém, completa 130 anos de criação neste domingo (6). Em 6 de julho de 1895, a localidade foi oficialmente elevada à categoria administrativa de Vila, deixando de ser apenas uma paróquia. E para comemorar a data, o prefeito de Belém, Igor Normando, e o subprefeito de Mosqueiro, tenente-coronel Renato Brandão, anunciaram uma série de benefícios para a ilha, especialmente para este mês de julho, devido à grande afluência de veranistas. A principal delas garante à população viagens de lancha entre Belém e Mosqueiro, no chamado “Geladão Fluvial”. Durante todo o mês de julho, o prefeito Igor Normando deverá entregar vários presentes para Mosqueiro.

A primeira viagem da lancha Geladão para Mosqueiro ocorre na manhã deste sábado (5), com saída às 8h do Terminal Hidroviário Ruy Barata, na Praça Princesa Isabel, bairro da Condor, em Belém. A embarcação tem capacidade para 220 passageiros, oferecendo conforto, com ar-condicionado e Wi-Fi gratuito.

As comemorações pelo aniversário de Mosqueiro começam na noite de sábado (5), no palco armado na Praça Matriz, com grande programação cultural promovida pela Prefeitura de Belém, incluindo apresentação de quadrilhas juninas, grupos de carimbó bandas Cintya Melo e Geyson Barbosa e, no ponto alto da noite, show da Banda AR-15.

No domingo (6) pela manhã, na Praça Matriz, haverá apresentação da Banda da Guarda Municipal de Belém; de Fitdance, pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), e apresentação musical de alunos integrantes de um projeto da comunidade local, além de ações de cidadania do Projeto Ação Belém para Todos, com emissão de documentos, vacinação de crianças e adultos, cadastramento único para serviços assistenciais da Funpapa e vacinação de pets, culminando com o corte do bolo de seis metros de comprimento em comemoração ao aniversário de Mosqueiro.

O subprefeito de Mosqueiro, tenente-coronel Renato Brandão, anunciou não somente a nova linha fluvial da lancha Geladão, mas destacou ainda o reforço da frota de ônibus urbanos entre Mosqueiro e Belém, com mais 15 coletivos além da frota normal, nos finais de semana de julho. Ressaltou, ainda, que diversas ações estão sendo executadas na ilha, como a operação de recapeamento asfáltico nas principais vias.

“Na questão da reposição asfáltica, o tapa-buracos, temos quatro equipes trabalhando: duas pela manhã e duas pelo período noturno, com sinalização e pintura, porque temos um déficit muito grande pelo tempo que não vinham sendo feitos serviços aqui na ilha. Lógico, a velocidade de entrega do serviço não dá para fazer frente a tudo que precisa, pois estamos somente há seis meses à frente da gestão, mas estamos trabalhando continuamente, não só para o verão, mas esperamos aumentar a cada dia a cobertura asfáltica”, disse Renato Brandão.

Ele destacou também a importância do apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), na podagem de árvores e, principalmente, da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conversação Urbana (Sezel), antiga Sesan, à qual está vinculada a Subprefeitura de Mosqueiro. Neste aspecto, Renato Brandão explica que todas as ações feitas pela subprefeitura são custeadas pela Sezel, mas acredita que no próximo ano o orçamento certamente deverá aumentar por conta das demandas da ilha, “porque o orçamento que estamos trabalhando neste ano foi previsto pela gestão anterior”.

COP-30

Com relação às ações específicas em Mosqueiro voltadas para a Conferência Mundial de Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em Belém em 2025, o subprefeito informa que a Prefeitura de Belém vem fazendo um forte trabalho no fomento à cultura e ao turismo, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Belém (Semcult), comanda pela secretária Cilene Sabino.

“A gente conseguiu trazer a Escola Nacional de Turismo para Mosqueiro, com alguns cursos. Já teve o curso de Qualidade de Atendimento e agora vai ter o curso de Línguas para a gente receber bem os turistas... o Sebrae também está sendo um grande parceiro nosso”, disse, acrescentando que a Sala do Empreendedor do Sebrae será instalada no prédio da própria Subprefeitura.

O objetivo de todas estas ações, juntamente com outras secretarias, segundo Renato Brandão, é capacitar os comerciantes, ambulantes e pessoas que trabalham com turismo na ilha, onde, segundo ele, tem havido aumento expressivo da frequência, com os hotéis lotados nos finais de semana.

Planejamento e participação

Logo no início da gestão, o prefeito Igor Normando pediu para que fosse feito um levantamento dos principais problemas de Mosqueiro. E a questão da erosão na orla foi detectada. Por esse motivo, a Prefeitura já cadastrou no PAC do Ministério das Cidades, comandado pelo ministro Jader Filho, projeto para a contenção de encostas visando resolver definitivamente o problema. “E o ministro Jader Filho já firmou compromisso de nos ajudar para a gente poder refazer a contenção da orla da ilha toda”, disse o subprefeito de Mosqueiro, Renato Brandão.

Ele também destacou que nos dias 2 e 3 de junho foi realizada audiência pública visando à elaboração do Plano Plurianual (PPA) de Belém. No dia 3 foi a vez de Mosqueiro participar, com a presença de mais de 120 pessoas da comunidade da ilha, na Usina da Paz da Cabanagem, que apresentaram suas ideias. “Inclusive está aberto no site da prefeitura a apresentação de ideias para a equipe de planejamento ir filtrando a participação popular para ações estruturais em vários eixos”, completou.

Emancipação

Com relação ao movimento que novamente pede a emancipação do Distrito de Mosqueiro, que seria transformado em município, liderado pela Associação Comercial de Mosqueiro (ACM), o subprefeito afirma que estas ideias surgem a partir do abandono dos serviços, por desgaste de quem não cuidava do povo, “o que nesta gestão não está acontecendo, porque está sendo muito bem cuidada, lógico dentro das limitações orçamentárias e dificuldades devido ao abandono durante todo este tempo, mas já fizemos muito em seis meses e vamos continuar fazendo”, garante;

Renato Brandão ressalta que em 2025 Mosqueiro teve o melhor carnaval de todos estes anos, além de receber serviços de limpeza, cultura, entre outros aspectos, utilizando mão de obra local, “de pessoas que conhecem a realidade do distrito, como eu, que sou morador de Mosqueiro há 24 anos, como toda a equipe, formada por residentes da ilha”, salienta.