MP cumpre mandados em investigação sobre fraudes em São Miguel do Guamá

Ação ocorreu na Grande Belém e no interior e apura suspeita de irregularidades em licitações

Publicado em 12 de fevereiro de 2026 às 16:29

Ação ocorreu na Grande Belém e no interior e apura suspeita de irregularidades em licitações
Ação ocorreu na Grande Belém e no interior e apura suspeita de irregularidades em licitações Crédito: Divulgação 

Nesta quarta-feira (12), o Ministério Público do Estado do Pará realizou a Operação Monte Gargano, com o cumprimento simultâneo de sete mandados de busca e apreensão na Região Metropolitana de Belém e no município de São Miguel do Guamá. A investigação apura a possível existência de um esquema de fraudes em licitações na Câmara Municipal da cidade.

A ação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial Anticorrupção, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional e do Centro Integrado de Investigação. As ordens judiciais foram expedidas pelo Poder Judiciário.

Segundo o Ministério Público, a apuração começou após pedido de apoio feito pela Promotoria de Justiça de São Miguel do Guamá. O foco é investigar suspeitas de irregularidades em processos licitatórios, como uso indevido de cargo público, montagem de procedimentos e direcionamento de contratações.

Como resultado das investigações, o presidente da Câmara Municipal e três servidores da Casa foram afastados dos cargos.

Durante o cumprimento dos mandados, um homem considerado foragido em outras investigações conduzidas pelo Ministério Público foi localizado e preso por ter mandado de prisão em aberto. Em outro endereço alvo da operação, foram apreendidas drogas e uma pistola calibre 9mm, com prisão em flagrante do responsável.