MP define novo ouvidor geral para o biênio 2025-27

Votação se deu com a presença do procurador geral Alexandre Tourinho

Publicado em 4 de setembro de 2025 às 17:40

Votação foi realizada de forma eletrônica por meio do sistema do MP
Votação foi realizada de forma eletrônica por meio do sistema do MP Crédito: Divulgação / MPPA

O Ministério Público do Pará realizou, nesta quinta-feira (4), a eleição dos novos integrantes da Ouvidoria-Geral da instituição para o biênio 2025-27. O evento teve a condução dos trabalhos do procurador-geral de justiça, Alexandre Tourinho.

O procurador Cláudio Bezerra de Melo foi escolhido como novo ouvidor-geral, com 18 votos. Para os cargos de 1º e 2º vice-ouvidores gerais foram escolhidos Hezedequias Mesquita da Costa, com 17 votos, e Síntia Nonata Bibas Maradei, com 15 votos.

Cada candidato teve 15 minutos para apresentar propostas aos votantes e logo depois se deu o processo de votação por meio do sistema eletrônico adotado pelo órgão desde 2018. 

Em seu discurso como ouvidor geral do MP, o procurador Cláudio Bezerra de Melo destacou a importância de atuar lado a lado com a justiça, em prol dos grupos vulneráveis.

“Nossa responsabilidade, enquanto ouvidoria, vai além de um órgão auxiliar do procurador-geral. Somos o ouvido de toda instituição. Sabemos que uma denúncia pequena pode resolver muitos problemas. Às vezes é só escutar com atenção”, destaca.