Publicado em 30 de julho de 2025 às 15:16
O Ministério Público do Pará está investigando a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) por não instalar hidrômetros em algumas residências e, mesmo assim, cobrar pelo consumo de água com base em estimativas, muitas vezes com valores mais altos do que a tarifa mínima.>
A investigação foi aberta depois de várias reclamações de moradores que alegam estar pagando mais do que consomem, já que a cobrança é feita sem medição real.>
O Ministério do Público do Pará (MPPA) alertou que quem passa por esse tipo de problema, pode registrar a sua reclamação pelo e-mail [email protected].>
No envio, é importante incluir:>
• Nome completo>
• Documento de identidade (RG ou CPF)>
• Uma forma de contato (telefone, e-mail ou WhatsApp)>
• Um pequeno resumo do que aconteceu>
A investigação quer garantir que os consumidores sejam cobrados de forma justa e que a Cosanpa cumpra seu papel de instalar os hidrômetros, que são os aparelhos que medem o consumo de água real de cada residência.>
Em nota, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informa que realiza a cobrança apenas da tarifa de disponibilidade para os clientes que não são hidrometrados, conforme a regulação determina. Possíveis cobranças divergentes podem ser solucionadas nos nossos canais de atendimento. Para chamadas, 0800 0195 195, WhatsApp (91) 3122-7194 ou chat online em www.cosanpa.pa.gov.br.>