No Pará, DNIT restringe tráfego em ponte sobre rio de Marabá após identificar rachaduras

Apenas veículos leves podem seguir pela ponte mais recente, sentido aeroporto.

Publicado em 24 de novembro de 2025 às 14:58

Ponte sobre o Rio Itacaiunas, em Marabá.
Ponte sobre o Rio Itacaiunas, em Marabá. Crédito: Agência Pará

A ponte sobre o Rio Itacaiunas, em Marabá, entrou novamente em atenção máxima após técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) identificarem sinais preocupantes de deformação no trecho central da estrutura, levando o órgão a adotar medidas emergenciais para reduzir o peso sobre a obra.

A primeira decisão foi retirar o tráfego de caminhões da ponte nova e desviá-los para a ponte antiga, que agora opera em sistema de “vai e vem”. Apenas veículos leves, de até quatro toneladas, podem seguir pela ponte mais recente, sentido aeroporto.

Segundo o analista de infraestrutura do DNIT, Jairo de Jesus Rabelo, a intervenção é preventiva, mas necessária. A flexão, curvatura natural prevista em projeto ultrapassou o limite considerado seguro e agora passa por avaliação aprofundada. “Estamos restringindo a carga para preservar a estrutura enquanto avançamos nas análises técnicas”, explica.

Técnicos retiraram testemunhos de concreto e aguardam, na próxima semana, a chegada de uma equipe especializada em pontes para examinar o comportamento da obra. A previsão inicial é que o desvio dure pelo menos 15 dias, podendo ser estendido conforme a necessidade de reforços estruturais.

A sinalização para o redirecionamento dos caminhões começa nas proximidades da Velha Marabá, e a PRF apoia a operação. Placas serão instaladas ainda na Folha 33 para orientar motoristas a utilizar a pista da esquerda antes de acessar a ponte antiga.

A ponte é acompanhada pelo DNIT desde 2017, quando depressões na pista e uma trinca na parte inferior chamaram atenção. À época, técnicos de Brasília confirmaram que a rachadura se tratava de uma junta de concretagem, sem risco imediato, mas a flecha (curvatura) permaneceu sob observação contínua. Com a evolução dessa deformação, o nível de alerta aumentou.

Tragédia da Ponte JK deixa alerta

A preocupação atual também é reforçada pela memória ainda recente da tragédia da Ponte Juscelino Kubitschek, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), que desabou em dezembro de 2024. O colapso matou 14 pessoas, deixou três desaparecidas e derrubou veículos e cargas químicas no Rio Tocantins.

Um laudo da Polícia Federal apontou que reformas mal executadas e negligência na manutenção podem ter contribuído para o desabamento da ponte, que já tinha mais de 60 anos de uso. Hoje, uma nova estrutura está em construção no local, com prazo de conclusão previsto para o fim deste ano.

A lembrança do episódio reforça a importância das ações preventivas no Itacaiunas: intervir a tempo evita perdas humanas e desastres ambientais.