Nova Rua da Marinha registra ocupações irregulares menos de 24 horas após entrega

Registros mostram marcações de lotes no acostamento da via recém-inaugurada em Belém; obra recebeu investimento de R$ 253 milhões e deve beneficiar 200 mil pessoas.

Publicado em 20 de março de 2026 às 17:52

Registros de ocupações irregulares nesta sexta-feira (20), na Rua da Marinha, em Belém. — 
Registros de ocupações irregulares nesta sexta-feira (20), na Rua da Marinha, em Belém. —  Crédito: Reprodução

Menos de 24 horas após a sua inauguração, a Nova Rua da Marinha, localizada no bairro da Marambaia, em Belém, já apresenta registros de ocupações irregulares nesta sexta-feira (20). Imagens mostram que o solo do acostamento da via foi marcado para indicar a possível divisão de lotes destinados à construção de moradias.

Nas imagens que circulam, é possível observar a presença de uma equipe da Polícia Militar no trecho ocupado. No entanto, apesar do monitoramento, a ação de ocupação não havia sido contida até o momento em que os registros foram feitos. A via, que possui cerca de 3,4 quilômetros de extensão, funciona como um novo eixo de mobilidade urbana, interligando as avenidas Augusto Montenegro e Centenário.

A obra foi entregue com um investimento total de R$ 253 milhões, em uma parceria firmada com o BNDES. O projeto visa beneficiar mais de 200 mil pessoas e desafogar o trânsito da capital, com uma estimativa de absorção de 20 mil veículos por dia.

O portal Roma News entrou em contato com os órgãos competentes para confirmar a veracidade dos fatos e solicitar um posicionamento sobre as medidas de fiscalização na área. Até o momento do fechamento desta matéria, não houve retorno. Seguimos aguardando uma resposta.

Texto por Suellen Godinho, com supervisão de Cássio Leal.