Novembro Azul: prevenção e riscos do câncer de próstata em animais

Veterinários recomendam acompanhamento e exames regulares.

Publicado em 15 de novembro de 2024 às 14:05

Novembro Azul: prevenção e riscos do câncer de próstata em animais
Novembro Azul: prevenção e riscos do câncer de próstata em animais Crédito: Divulgação/Unama

O câncer de próstata tem índice baixo em animais domésticos, mas o desenvolvimento pode ser muito agressivo se não descoberto a tempo. A prevenção da doença exige cuidados como alimentação balanceada, exercícios e, principalmente, visitas regulares ao médico veterinário.

Idade avançada e fatores genéticos são causas que podem favorecer o surgimento do câncer de próstata em animais. Por isso, veterinários recomendam acompanhamento com exames de imagem e toque retal, além de ultrassonografia. Os exames devem ser realizados a cada seis meses. No caso de animais de grande e pequeno porte, a partir de 5 e 7 anos, respectivamente.

Alguns dos sintomas recorrentes do câncer de próstata são: dificuldade para urinar e defecar, sangue na urina, dores abdominais, posturas arqueadas e alteração nas fezes do animal. A doença é mais comum em cachorros, tendo um alto risco quando não castrado.

De acordo com a aluna do 8º semestre do curso de Medicina Veterinária e presidente da Liga de Patologia Animal da UNAMA - Universidade da Amazônia, Letícia Oliveira, os exames de rotina e as visitas ao veterinário identificam qualquer alteração que afete a saúde do animal. “Como o câncer de próstata é agressivo, a detecção precoce aumenta as chances de tratamento eficaz e melhora a qualidade de vida. Mesmo animais castrados podem desenvolver doenças na próstata. Então, esses cuidados são de extrema necessidade”.

Segundo a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Instituição de Ensino Superior, Brenda Carvalho, mesmo que os riscos do câncer de próstata sejam menos recorrente em animais, os cuidados são fundamentais para evitar essa e outras enfermidades. "Essas neoplasias têm muita importância na clínica veterinária. Quando surgem casos da doença, eles são de evolução rápida. O Novembro Azul é uma campanha criada para chamar atenção à saúde reprodutiva dos homens, mas os animais também podem ser afetados por neoplasias prostáticas e testiculares. Os pets machos precisam de avaliação reprodutiva, especialmente os de idade avançada”, informa.