Operação “Equi-Cobre” combate furto de cabos elétricos em Marituba e Marabá

Ação conjunta fiscalizou sucatarias e resultou na apreensão de cabos pertencentes à rede da concessionária de energia; a distribuidora alerta para os riscos à população e à infraestrutura

Publicado em 29 de abril de 2025 às 17:35

Operação “Equi-Cobre” combate furto de cabos elétricos em Marituba e Marabá
Operação “Equi-Cobre” combate furto de cabos elétricos em Marituba e Marabá Crédito: Divulgação

Uma operação realizada na última segunda-feira (28) em Marituba e Marabá teve como alvo o furto de cabos da rede elétrica. A ação, batizada de “Equi-Cobre”, contou com a participação da Equatorial Pará, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e empresas de telecomunicação.

Três sucatarias foram fiscalizadas. Em duas delas, tudo estava em ordem. Mas, no terceiro local vistoriado em Marituba, os fiscais encontraram um rolo com cerca de 10 metros de cabo quadriplex, identificado como pertencente à Equatorial Pará. Já em Marabá, no sudeste do estado, foram apreendidos aproximadamente 5 quilos de cabos furtados.

Segundo a distribuidora, o objetivo da operação é combater esse tipo de crime, que tem causado prejuízos e riscos à população. O furto de cabos pode provocar interrupções no fornecimento de energia, atrasos em obras e comprometer serviços essenciais, como hospitais, escolas e o abastecimento de água.

“Esse tipo de crime coloca vidas em risco e afeta toda a sociedade”, alerta Johnathan Costa, Executivo de Segurança Empresarial do Grupo Equatorial.

A empresa lembra que tanto o furto quanto a compra e venda desse tipo de material são crimes. Quem tiver informações pode fazer denúncias de forma anônima pelo telefone 0800 091 0196 ou pelo site www.equatorialenergia.com.br.