Ordem dos desfiles de escolas de samba de Belém em 2026 é definida em sorteio neste sábado

Além do sorteio, o público poderá aproveitar rodas de samba com repertório variado, incluindo samba de raiz, partido alto e pagode, reunindo diferentes gerações e estilos.

Publicado em 14 de agosto de 2025 às 14:36

Reprodução
Reprodução Crédito: Redes sociais 

A quadra da Escola de Samba Bole Bole, no bairro do Guamá, será palco do sorteio que define a ordem de desfile das escolas de samba do grupo especial de Belém para o Carnaval 2026. O evento será promovido pela Escolas de Samba Associadas (ESA) e ocorrerá com uma programação cultural diversificada.

O sorteio oficial determinará a sequência em que as oito escolas do grupo especial – Bole Bole, Quem São Eles, Embaixada, Acadêmicos da Pedreira, Deixa Falar, Boêmios da Vila Famosa, Matinha e Xodó da Nega – entrarão na avenida no próximo Carnaval.

Além do sorteio, o público poderá aproveitar rodas de samba com repertório variado, incluindo samba de raiz, partido alto e pagode, reunindo diferentes gerações e estilos. Uma das novidades deste ano é a Roda de Samba-Enredo, que reunirá os intérpretes oficiais das oito escolas em uma apresentação coletiva com mais de três horas de duração, incluindo sambas que marcaram o Carnaval paraense e sucessos históricos do Carnaval brasileiro.

O grupo Razão do Prazer também se apresenta com repertório de samba e pagode, e outros artistas convidados devem animar a noite. O evento contará ainda com uma homenagem ao cantor e compositor Arlindo Cruz, um dos maiores nomes do samba nacional, que faleceu no último dia 8 de agosto.

“Esse evento é como um pontapé inicial para cada escola. Não paramos após o Carnaval 2025. Seguimos com reuniões, ajustes no manual de julgamento, painéis técnicos. Esse sorteio é uma resposta pública de que Belém vive o Carnaval o ano inteiro”, afirma Fernando Guga, presidente da ESA.