Pará recebe mutirão inédito para corrigir deformidades em crianças; saiba mais

As cirurgias serão feitas gratuitamente por especialistas do Brasil, Estados Unidos, Argentina e México

Publicado em 15 de agosto de 2025 às 08:12

As cirurgias serão feitas gratuitamente por especialistas do Brasil, Estados Unidos, Argentina e México.
As cirurgias serão feitas gratuitamente por especialistas do Brasil, Estados Unidos, Argentina e México. Crédito: Agência Pará 

Entre os dias 16 e 18 de agosto, o Pará vai receber uma ação social inédita que promete transformar a vida de 20 crianças com deformidades nas mãos e membros superiores. As cirurgias serão feitas gratuitamente por especialistas do Brasil, Estados Unidos, Argentina e México.

O mutirão é organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão e acontece antes do 45º Congresso Brasileiro da especialidade, que será realizado em Belém entre 21 e 23 de agosto. A ideia é oferecer tratamento para casos congênitos ou adquiridos, como sequelas de doenças neuromusculares e lesões do sistema nervoso e, assim, melhorar a qualidade de vida, facilitar a inclusão escolar e até abrir portas para a futura inserção no mercado de trabalho.

A programação começa neste sábado (16) no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), com um dia de acolhimento para as crianças e seus familiares. Haverá atividades recreativas, café da manhã coletivo e consultas com equipes médicas e de enfermagem.

As cirurgias serão realizadas no domingo (17) e na segunda-feira (18) no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Ananindeua, que vai disponibilizar cinco salas cirúrgicas e toda a estrutura necessária para internação e recuperação.

Mais do que corrigir problemas físicos, os organizadores afirmam que o objetivo é devolver autonomia, autoestima e novas perspectivas para essas crianças e suas famílias.

Com informações da Agência Pará