Parque da Cidade começa a receber estrutura da Blue Zone para a COP 30 em Belém

Espaço de 500 mil m² será o centro das negociações climáticas durante a conferência; montagem marca início da contagem regressiva para o evento histórico.

Imagem de perfil de Talytha Reis

Talytha Reis

Repórter / [email protected]

Publicado em 23 de julho de 2025 às 14:45

Reprodução
Reprodução Crédito: Agência Pará

A montagem da estrutura da Blue Zone, principal área de negociações da COP 30, já começou no Parque da Cidade, em Belém (PA). O local, com mais de 500 mil metros quadrados, está sendo transformado para receber chefes de Estado, delegações de mais de 190 países, representantes da sociedade civil e da ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá de 6 a 21 de novembro de 2025.

A chamada Blue Zone ocupará 160 mil m² dentro de um perímetro de segurança de 240 mil m². O espaço vai abrigar mais de 100 pavilhões, duas grandes plenárias, áreas de convivência, estações de alimentação e uma parte superior com mais de 25 mil m² destinada aos escritórios oficiais das delegações internacionais.

Toda a infraestrutura está sendo planejada com base em critérios de sustentabilidade, acessibilidade e integração urbana, com soluções inovadoras de mobilidade e eficiência energética, como placas solares, reaproveitamento de água e mobiliário urbano adaptado ao clima amazônico.

Legado já em uso pela população

Antes mesmo da COP 30, a área já apresenta resultados sociais expressivos. No fim de junho, o Governo do Pará inaugurou parte do Parque da Cidade como espaço de lazer permanente. A área conta com quadras esportivas, pista de skate, ciclovias, playgrounds e o primeiro parque aquático público gratuito de Belém, a Esplanada das Fontes, com capacidade para até 150 pessoas e infraestrutura acessível.

Além disso, a área verde ampliada conta com mais de 2.500 árvores plantadas ou transplantadas, 190 mil plantas ornamentais e 83 mil m² de grama, promovendo um resgate ambiental no local do antigo aeroporto da cidade.

Após a COP, o Parque da Cidade continuará em transformação, com a construção de dois equipamentos públicos estratégicos: o Centro de Economia Criativa e o Centro Gastronômico, reforçando o legado permanente da conferência para os moradores da capital paraense.

Fechamento temporário

Para viabilizar a instalação simultânea da Blue Zone e da Green Zone (área dedicada à sociedade civil, ONGs e eventos paralelos), o Parque da Cidade será fechado ao público no início de agosto. A área foi oficialmente entregue ao Governo Federal e à ONU, que coordenarão a implantação dos sistemas de segurança, mobilidade limpa e gestão de resíduos previstos no plano do evento.

A COP 30 promete ser histórica e a expectativa é que Belém entre para o mapa global como referência em clima, inclusão e urbanismo sustentável.

Com informações de Agência Pará