Parque do Utinga celebra 33 anos com programação gratuita de esporte, lazer e educação ambiental

Atividades incluem trilhas, passeio ciclístico, canoagem, tirolesa e ações de acessibilidade neste domingo (3)

Publicado em 2 de maio de 2026 às 12:26

Parque do Utinga celebra 33 anos com programação gratuita de esporte, lazer e educação ambiental 
Parque do Utinga celebra 33 anos com programação gratuita de esporte, lazer e educação ambiental  Crédito: Agência Pará 

O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, em Belém, completa 33 anos neste domingo (3) com uma programação especial voltada ao lazer, esporte e educação ambiental. As atividades começam a partir das 8h e serão realizadas ao longo do dia em diferentes espaços da unidade de conservação.

Entre os destaques da programação estão a Rota Patrimonial Utinga, com concurso de fotografia, e a Trilha Patauá, voltada à conscientização ambiental e ao contato com a natureza. O evento também contará com passeio de bicicleta, canoagem, tirolesa e ações de acessibilidade, incluindo bicicletas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida.

A celebração é organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), em parceria com a Organização Social Pará 2000 e instituições colaboradoras.

Considerado um dos principais espaços ambientais da capital paraense, o Parque do Utinga tem papel importante na preservação dos mananciais que abastecem Belém e se tornou referência em turismo ecológico e atividades ao ar livre na Região Metropolitana.