Peixe-boi é resgatado em comunidade ribeirinha de Barcarena

O animal com mais de 2 metros de cumprimento estava com dificuldades para nadar.

Publicado em 17 de janeiro de 2026 às 11:08

Peixe-boi é resgatado em comunidade ribeirinha de Barcarena
Peixe-boi é resgatado em comunidade ribeirinha de Barcarena Crédito: Prefeitura de Barcarena

Um peixe-boi foi resgatado em uma área de comunidade ribeirinha do município de Barcarena, no nordeste paraense, nesta sexta-feira (16).

Com 2,15 metros de comprimento e 1,40 metro de circunferência abdominal, o animal apresentava dificuldades para nadar, sinais de cansaço, desnutrição e debilidade, demandando atendimento especializado imediato.

O resgate ocorreu com a ajuda da Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), e a ação teve início na noite da quinta-feira, 15, quando a equipe do Corpo de Bombeiros, com apoio de moradores da comunidade, localizou o animal no rio Utinga-Açu, na Comunidade Bela Vista do Carmelo, em Barcarena.

A operação contou com a atuação integrada da Semade, da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), da Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semsp), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), além do apoio da Hidroclean – Grupo Bravante e do Corpo de Bombeiros de Barcarena. A Semas prestou todo o suporte técnico e orientações quanto aos procedimentos adequados para o transporte do animal.

O peixe-boi é considerado uma espécie ameaçada de extinção, com várias populações em risco devido a fatores como caça ilegal e destruição de habitat.