PF e Funai desmantelam garimpo ilegal em Terra Indígena Kayapó, no Pará

Operação destruiu equipamentos e acampamentos; investigações seguem para identificar financiadores da atividade criminosa

Publicado em 7 de fevereiro de 2026 às 20:02

Combate aos garimpeiros no Pará -
Combate aos garimpeiros no Pará - Crédito: Divulgação 

Em uma ação conjunta, a Polícia Federal e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizaram, na sexta-feira (6), a 4ª fase da Operação Rio Fresco, voltada ao combate da exploração ilegal de minerais na Terra Indígena Kayapó, em Ourilândia do Norte, no Pará.

Durante a ação, os agentes encontraram duas dragas operando no leito do Rio Fresco, utilizadas no garimpo irregular. Os equipamentos foram destruídos ainda no local, e os responsáveis identificados.

Posteriormente, equipes localizaram outro ponto de extração ilegal nas margens do rio, onde um acampamento, motores e uma escavadeira hidráulica foram destruídos. Também foram apreendidos celulares e uma pistola calibre 9 mm.

Devido à dificuldade de acesso terrestre, as operações foram conduzidas com apoio de embarcações.

As investigações agora avançam para localizar os financiadores do garimpo ilegal, que podem responder por crimes ambientais e usurpação de terras públicas. A Operação Rio Fresco faz parte de ações contínuas da Polícia Federal para proteger territórios indígenas e coibir crimes contra o meio ambiente.