PF e IBMA deflagram operação contra a extração ilegal de madeira, no Pará

A Polícia Federal em Altamira – PA realizou, nesta sexta-feira, 23, uma ação conjunta com o IBAMA nas imediações da Floresta Nacional de Caxiuanã (Flona Caxiuanã). Duas pessoas foram presas por posse ilegal de arma fogo. Treze caminhões foram inutilizados.

Publicado em 28 de agosto de 2024 às 15:19

(Duas pessoas foram presas por posse ilegal de arma fogo. Treze caminhões foram inutilizados)
(Duas pessoas foram presas por posse ilegal de arma fogo. Treze caminhões foram inutilizados) Crédito: Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal em Altamira – PA realizou, nesta sexta-feira, 23, uma ação conjunta com o IBAMA nas imediações da Floresta Nacional de Caxiuanã (Flona Caxiuanã). 

A operação contou com apoio de diversos veículos e aeronaves não tripuladas. Treze caminhões de transporte de toras foram inutilizados a fim combater a prática da extração ilegal de madeira na floresta nacional. Dois motoristas dos caminhões que foram inutilizados foram conduzidos para a delegacia de Polícia Federal em Altamira por estarem portando ilegalmente uma espingarda e um revólver, respectivamente.

A extração ilegal de madeira, matéria recorrente no norte do país, tem sido protagonista em tragédias no ecossistema da floresta amazônica. A prática, quando feita de maneira predatória e desregulada, impacta diretamente a fauna e a flora local.