PF faz varredura em avião de voo com conexão em Belém após suspeita de bomba

Avião havia decolado do Rio de Janeiro (RJ) e fez conexão em Belém, e seguiu para Macapá.

Publicado em 5 de fevereiro de 2026 às 19:21

Procedimento foi iniciado após a identificação de um objeto suspeito (powerbank) na aeronave. 
Procedimento foi iniciado após a identificação de um objeto suspeito (powerbank) na aeronave.  Crédito: Divulgação / PF

A Polícia Federal fez uma inspeção no Aeroporto Internacional de Macapá, na tarde desta quinta-feira (5), após um objeto suspeito ter sido encontrado por funcionários da companhia aérea Gol dentro de uma aeronave, com voo que fez conexão em Belém.

Equipes da PF, com o apoio da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Amapá (COE/PM/AP) e do canil do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Amapá (Bope/AP), fizeram uma varredura na aeronave, e o suposto artefato foi encontrado em um dos compartimentos de bagagem de mão, localizados acima dos assentos dos passageiros.

O avião havia decolado do Rio de Janeiro (RJ) e fez conexão em Belém. Durante a parada e inspeção de rotina, após o desembarque dos passageiros, foi encontrado um objeto suspeito. A PF em Belém não foi informada oportunamente da situação, e o voo seguiu regularmente para Macapá.

Ao pousar no Aeroporto Internacional de Macapá, a PF local foi acionada para adotar as providências cabíveis. Até a conclusão da reportagem, ninguém foi preso e a investigação sobre o caso ficará a cargo da PF em Belém.

Em nota, a GOL Linhas Aéreas informou que, em cumprimento aos seus rígidos protocolos de segurança e em total cooperação com a Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária do Aeroporto Internacional de Macapá (MCP), colaborou com as autoridades competentes na inspeção de uma de suas aeronaves na tarde desta quinta (5/2).

“O procedimento foi iniciado após a identificação de um objeto suspeito (powerbank) na aeronave. A Polícia Federal foi prontamente acionada para realizar a apuração necessária no local e conta com total apoio da Companhia. Clientes que aguardavam a aeronave para o próximo voo estão recebendo toda a assistência necessária.”