PF investiga esquema que fraudava benefícios do INSS usando senhas de servidores no Pará

Operação cumpriu mandados de busca e apreensão para reunir provas de desvio de dinheiro público por meio de transferências irregulares de aposentadorias e pensões

Publicado em 16 de julho de 2025 às 08:55

pOLÍCIA
pOLÍCIA Crédito: Divulgação/ Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, na terça-feira (15), a Operação Destinatário para apurar um esquema de fraudes contra a Previdência Social. Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em locais ligados a um dos suspeitos, para recolher documentos, arquivos digitais e outros materiais que possam servir de prova.

Segundo a PF, o grupo fraudava a reativação e a transferência de benefícios como aposentadorias e pensões. Para isso, usava, de forma indevida, as senhas de acesso de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), manipulando o sistema para desviar os valores para contas bancárias de pessoas ligadas ao esquema.

As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e a estrutura da organização criminosa. Os suspeitos podem responder por estelionato qualificado e por participação em organização criminosa.