Planetário do Pará faz última observação da Lua do ano nesta sexta-feira

Evento gratuito no Instituto Evandro Chagas oferece telescópios ao público e inclui visitas a exposições científicas

Publicado em 5 de dezembro de 2025 às 12:46

Evento gratuito no Instituto Evandro Chagas oferece telescópios ao público e inclui visitas a exposições científicas
Evento gratuito no Instituto Evandro Chagas oferece telescópios ao público e inclui visitas a exposições científicas Crédito: Divulgação 

O Planetário do Pará promove, nesta sexta-feira (5), a última observação da Lua de 2025, na área externa do Museu do Instituto Evandro Chagas, em Belém. A atividade começa às 19h, com entrada gratuita. Não é preciso fazer inscrição, mas o público deve apresentar um documento oficial com foto. A programação depende das condições climáticas.

Durante a noite, os visitantes poderão usar telescópios e binóculos disponibilizados pelo Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) para observar detalhes da superfície lunar. Embora a superlua tenha ocorrido no dia 4, o técnico em Física Gabriel Condurú explica que a observação desta sexta não terá perdas perceptíveis de brilho ou tamanho.

Além da observação, o público pode visitar duas exposições instaladas no museu: “Ciência e Arte sob o mesmo céu”, que reúne as fotos vencedoras do Concurso Ciência e Arte 2025, e “Constelações Femininas”, que destaca a trajetória de mulheres que marcaram a história da ciência. As mostras são gratuitas e ficam abertas das 10h às 16h nos dias 5, 9, 12, 13, 14, 16 e 19 de dezembro.

O acesso ao evento será feito pela Travessa Curuzu. Os portões fecham às 20h30.