Polícia Civil prende três por receptação de equipamentos elétricos em Marabá

A ação resultou na prisão de três homens, apreensão de transformadores furtados e reforçou a fiscalização em ferros-velhos e pontos de reciclagem em Marabá.

Publicado em 15 de dezembro de 2025 às 09:10

Polícia Civil prende três por receptação de equipamentos elétricos em Marabá
Polícia Civil prende três por receptação de equipamentos elétricos em Marabá Crédito: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil do Pará deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), a operação “Equi-cobre” em Marabá, no sudeste do estado, com foco no combate ao furto e à receptação de cabos de cobre, transformadores e outros equipamentos utilizados no sistema elétrico. A ação resultou na prisão em flagrante de três homens pelo crime de receptação qualificada em crimes de infraestrutura.

A operação foi coordenada pela Seccional Urbana de Marabá e contou com o apoio técnico da concessionária de energia. As equipes concentraram as fiscalizações em ferros-velhos, pontos de reciclagem e estabelecimentos que comercializam equipamentos elétricos usados, locais apontados como destinos frequentes de materiais furtados.

Durante a ação, dois transformadores de grande porte foram localizados, apreendidos e posteriormente restituídos à concessionária. Um dos equipamentos foi encontrado em um estabelecimento na Folha 35, no Núcleo Nova Marabá, embora devesse estar no pátio operacional da empresa em Tucuruí. O segundo transformador estava em outra empresa situada no bairro das Laranjeiras.

De acordo com o delegado Rodrigo Gonçalves Graças, responsável pela operação, o trabalho tem como objetivo reprimir a subtração e o comércio ilegal de equipamentos essenciais à infraestrutura elétrica da região. O delegado destacou ainda que houve recentemente o endurecimento das penas para esse tipo de crime, que passaram de um a quatro anos para três a oito anos de reclusão. Nesses casos, não cabe fiança arbitrada pela autoridade policial, e o autuado permanece preso até a audiência de custódia.

Os três suspeitos foram encaminhados à unidade policial para a lavratura dos procedimentos legais e permanecem à disposição do Poder Judiciário. A Polícia Civil reforça que denúncias sobre objetos roubados ou furtados podem ser feitas de forma anônima pelo número 181, com ligação gratuita.