Polícia Civil reforça campanha 'Não é Não' durante o Carnaval em Belém e interior

Campanha visa garantir respeito à dignidade das mulheres e oferecer orientações sobre os direitos das vítimas de assédio sexual.

Publicado em 19 de fevereiro de 2026 às 09:27

Campanha de conscientização no carnaval paraense -
Campanha de conscientização no carnaval paraense - Crédito: Divulgação/PCPA

Durante o Carnaval 2026, a Polícia Civil do Pará promoveu uma série de ações educativas e preventivas em festas e blocos de Carnaval, com o objetivo de conscientizar os foliões sobre o respeito à dignidade das mulheres e sobre como combater a importunação sexual.

A campanha, intitulada "Não é Não", é coordenada pela Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) e recebe apoio de diversas outras unidades da PCPA para atingir o maior número de pessoas possível.

Além de realizar abordagens preventivas, a polícia distribui materiais educativos e orienta os foliões sobre os canais de denúncia, destacando que qualquer forma de constrangimento ou violência sexual é um crime, independentemente do ambiente festivo.

"Nós também informamos quais os canais oficiais de denúncia, enfatizando que qualquer forma de constrangimento, assédio ou violência sexual constitui crime", explicou a delegada Camila Jeha.

As ações de conscientização foram realizadas em diversos locais de grande concentração de público, como os distritos de Outeiro e Mosqueiro, em Belém, e as cidades de Vigia de Nazaré e Abaetetuba. Essas localidades, que fazem parte das regiões de Integração Guamá e Rio Caeté, são bastante procuradas pelos foliões durante o período carnavalesco.

A presença das equipes visa não apenas orientar, mas também garantir a segurança dos foliões, prevenindo crimes, especialmente aqueles contra mulheres e grupos vulneráveis em ambientes de grande aglomeração. A operação segue até esta quinta-feira (19) em diversas regiões do Pará, incluindo Belém, Abaetetuba, Altamira, Bragança, Cametá, Santarém, São Miguel do Guamá, Tucuruí, entre outros municípios.

Com informações do site oficial da PC/PA