Pós-parto: Alimentação adequada ajuda na recuperação física e na amamentação

O acompanhamento nutricional atua na defesa do corpo por meio da ingestão de alimentos ricos em fibras, vitaminas e proteínas.

Publicado em 9 de maio de 2025 às 15:54

Pós-parto: Alimentação adequada ajuda na recuperação física e na amamentação
Pós-parto: Alimentação adequada ajuda na recuperação física e na amamentação Crédito: Freepik

O período pós-parto necessita de atenção e cuidado redobrado para a recuperação do corpo e o fortalecimento físico da mulher. Uma alimentação adequada e rica em vitaminas possui benefícios que auxiliam as mães nesse processo e, consequentemente, para a amamentação de recém-nascidos.

A alimentação é responsável pelo funcionamento do corpo humano, principalmente no puerpério - período em que são identificadas mudanças hormonais e cicatrizações que continuam se ajustando ao cotidiano da mulher. O acompanhamento nutricional é indispensável para definir uma dieta que se comprometa a atender as necessidades da paciente.

De acordo com Aline Ozana, docente do curso de Nutrição da Universidade da Amazônia (UNAMA), a nutrição atua na defesa do corpo por meio da ingestão de alimentos ricos em fibras, vitaminas e proteínas. A profissional alerta ainda que cada pessoa possui um plano alimentar individual, que não deve ser compartilhado com outros indivíduos.

"O acompanhamento nutricional no puerpério é essencial e deve ser individualizado. Esse período envolve recuperação física pós-parto e adequação do corpo aos novos hormônios que estão à flor da pele. Além disso, a alimentação é uma grande aliada para a amamentação, pois o ato de amamentar demanda necessidade energética e de nutrientes", afirma.

Entre os alimentos benéficos para o puerpério, a nutricionista indica proteínas magras, como peixes, ovos e frangos, que reparam os tecidos do corpo; frutas e verduras, que possuem vitamina C; sementes com zinco, que auxiliam na cicatrização. Beber bastante água e sucos para a hidratação corporal e produção de leite materno também é essencial.

"Por outro lado, as puérperas devem evitar alimentos gasosos, como feijão e refrigerante, excesso de cafeína e produtos ultraprocessados. A ingestão desses alimentos pode aumentar desconforto abdominal e o café pode irritar o bebê via leita materno", alerta Ozana.