Prazo para uso do cartão especial no BRT Metropolitano é prorrogado em Belém

Usuários com deficiência podem continuar usando o Passe Fácil Especial até 30 de janeiro; após a data, é obrigatório emitir o cartão Pra Já Especial

Publicado em 20 de janeiro de 2026 às 23:18

Cartão para pessoas com deficiência tem prazo estendido -
Cartão para pessoas com deficiência tem prazo estendido - Crédito: Alexandre Costa/Ag. Pará

A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon) anunciou que as concessionárias do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano (SIT/BRT) em Belém e região metropolitana aceitarão o cartão Passe Fácil Especial, destinado a pessoas com deficiência (PcDs), até o dia 30 de janeiro.

Após essa data, os usuários deverão providenciar a emissão do cartão Pra Já Especial para continuar utilizando o BRT Metropolitano e ter acesso à rede do Sistema Integrado de Transporte Público da Região Metropolitana de Belém (RMB).

A Arcon recomenda que os beneficiários aproveitem o prazo estendido para realizar a troca do cartão, evitando possíveis transtornos no dia a dia do transporte público.

O sistema de cartões especiais visa garantir direitos de mobilidade e acessibilidade, oferecendo uma alternativa prática e segura para pessoas com deficiência.