Prefeito afirma que Defesa Civil monitora tremores e pede calma à população em Belém

Após relatos de abalos em diferentes bairros da capital, Igor Normando informou que equipes municipais e estaduais acompanham a situação e realizam vistorias preventivas em edifícios.

Publicado em 24 de junho de 2026 às 21:15

O prefeito de Belém usou as redes sociais para se pronunciar sobre o assunto.
O prefeito de Belém usou as redes sociais para se pronunciar sobre o assunto. Crédito: Reprodução

O prefeito de Belém, Igor Normando, informou na noite desta quarta-feira (24) que a Defesa Civil Municipal está acompanhando os relatos de tremores registrados em diferentes pontos da capital paraense. Segundo ele, o monitoramento é realizado em conjunto com a Defesa Civil Estadual.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito tranquilizou a população e afirmou que o município está adotando medidas preventivas diante da situação, registrada poucas horas após um terremoto de magnitude 7,1 na Venezuela. Até o momento, não há confirmação oficial de que os dois fenômenos estejam relacionados.

Por precaução, alguns prédios localizados nos bairros do Umarizal, Jurunas, Cremação e Pedreira foram evacuados para que equipes técnicas realizassem avaliações nas estruturas.

"O prefeito pediu que a população mantenha a calma e siga as orientações dos órgãos responsáveis, enquanto as equipes continuam monitorando a situação.

Mais cedo, moradores de Belém relataram terem sentido tremores em edifícios da capital. O principal registro ocorreu em um prédio no bairro do Umarizal, onde moradores deixaram os apartamentos por precaução. Também houve relatos em outras áreas da cidade.

Até a publicação desta matéria, não havia registro de feridos ou de danos estruturais. As causas dos tremores ainda estão sendo apuradas pelos órgãos competentes.