Prefeitura convoca novos servidores aprovados em concurso público

Certame foi realizado em 2020, mas os aprovados não foram nomeados pela administração passada.

Imagem de perfil de Agência Belém

Agência Belém

[email protected]

Publicado em 7 de julho de 2025 às 20:43

O concurso, para nível superior, foi realizado em 2020 e os aprovados não foram convocados pela administração passada, situação agora resolvida.
O concurso, para nível superior, foi realizado em 2020 e os aprovados não foram convocados pela administração passada, situação agora resolvida. Crédito: Divulgação

Depois de quatro anos de espera, 40 servidores aprovados no concurso da Prefeitura de Belém, agora vão poder exercer atividades como servidores públicos municipais.

O prefeito Igor Nomando assinou o decreto de nomeação, publicado no Diário Oficial do Município no último dia 02 de julho. O concurso, para nível superior, foi realizado em 2020 e os aprovados não foram convocados pela administração passada, situação agora resolvida.

Os 40 nomeados são arquitetos, assistentes sociais, contadores e engenheiros civis. Outros quatro candidatos, todos assistentes sociais, já haviam sido convocados e nomeados em virtude de decisão judicial.

O prefeito considerou como histórica a nomeação dos aprovados devido ao logo tempo de espera.

“Nós assumimos o compromisso de organizar a máquina pública. A gente fez reformas, a gente está fazendo economia e, principalmente, ajustando as contas, e isso nos possibilitou assinar a convocação dos aprovados no concurso da Semad. Tudo isso, para possibilitar com que grande parte desses novos servidores possam integrar agora o time da Prefeitura. É um direito deles e nós estamos zelando pelo direito de todos que querem servir à nossa cidade”, comentou o prefeito em suas redes sociais.

Uma das candidatas convocadas é Jade Emi da Silva, de 32 anos. A assistente social ficou surpresa com a nomeação, pois desde 2021, quando o concurso foi homologado, vinha tentando dialogar com a administração municipal anterior, sem sucesso. Mas, segundo ela, a atual gestão se mostrou receptiva desde o primeiro contato. Agora, vive a expectativa de assumir o cargo e trabalhar em benefício da população.

“Eu espero muito poder contribuir para o crescimento de Belém, dar um retorno para a população que paga seus impostos e espera que a cidade seja uma cidade que acolha, uma cidade justa, uma cidade acessível. É isso que eu desejo na minha nova caminhada como assistente social da prefeitura”, disse Jade Silva.

Edital

Na mesma edição do Diário Oficial de 02 de julho, a Secretaria Municipal de Governo (Segov), que sucedeu à Semad com a reforma administrativa deste ano, publica edital de convocação dos candidatos nomeados, assim como uma lista com todos os documentos e exames médicos necessários, e o cronograma de habilitação a ser cumprido.

Os candidatos devem comparecer à Secretaria Municipal de Governo (Segov), na avenida Almirante Barroso, 1312, esquina com a travessa Estrela, bairro Marco, no período de 03 a 19 de julho, das 08h às 12h, conforme o cronograma estabelecido no Anexo IV do edital, munidos de todos os documentos e exames exigidos.

“O candidato vai separar e organizar sua documentação, fazer os exames e se apresentar ao DDRH [Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos] na Secretaria de Governo, munido de todas os documentos. Se a documentação estiver tudo ok, nós o encaminhamos para a perícia pré-admissional no IASB [Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município]. Estando apto para exercer o cargo, retorna para a Segov com o laudo e poderá participar da posse, prevista para o dia 24 de julho”, informa Carla Furtado, do DDRH da Segov.