Publicado em 22 de junho de 2026 às 14:30
A Prefeitura de Belém oficializou as regras para o funcionamento dos órgãos públicos municipais durante a Copa do Mundo de 2026. O Decreto nº 114.485/2026, assinado pelo prefeito Igor Normando, prevê ajustes no expediente dos servidores nos dias em que a Seleção Brasileira entrar em campo, buscando conciliar o interesse público com o clima de mobilização em torno do evento.>
A redução do horário de trabalho seguirá uma tabela fixa, variando de acordo com o início das partidas. Por exemplo, em dias de jogos marcados para as 14h, o expediente será encerrado às 11h; para partidas às 19h, os servidores serão liberados às 16h. A medida já entra em vigor para o confronto desta quarta-feira (24), quando o Brasil enfrenta a Escócia às 19h.>
Setores estratégicos e considerados essenciais, como saúde, defesa social e arrecadação, deverão manter escalas de trabalho para garantir o funcionamento contínuo. Equipamentos culturais e turísticos, como museus, parques e teatros, também seguem com suas atividades normais para assegurar o lazer durante o período do mundial.>
Texto por Suellen Godinho, com supervisão de Ana Cássia Sousa.>